Benefícios, Notícia

Seguro defeso aos pescadores afetados pelo óleo no Nordeste

O seguro defeso é um importante benefício que garante uma estabilidade durante um período onde o pescador artesanal não poderá exercer a sua atividade.

Nas últimas semanas há um assunto comum em toda a mídia, pois uma grande catástrofe ambiental atingiu o litoral do nordeste do Brasil.

Trata-se do vazamento de petróleo cru que se espalha por nove estados do Nordeste, o poluente está disperso numa faixa de 2 mil quilômetros da costa brasileira.

O Governo Federal afirma que já apontaram ser petróleo cur, de origem desconhecida e de tipo não produzido no Brasil.

O fato é que tamanho desastre ambiental afeta a vida marinha, e parte da população efetivamente trabalha com pesca no Nordeste.

Embora não há evidência de contaminação de peixes ou crustáceos, mas a orientação é que a pesca seja avaliada pela vigilância sanitária.

Conheça o nosso site e tire todas as suas dúvidas com a previdência social.

Se precisar resolver algum problema para se aposentar ou procurar pelos seus direitos previdenciários clique aqui.

E nesse contexto é importante ressaltar que a Previdência Social tem um benefício que tem como destino o auxílio dos pescadores que sofrem com esse momento.

Seguro Defeso
Man fishing by the lake

Benefício Seguro Defeso.

O Seguro Defeso é um benefício que é destinado ao pescador artesanal, que é impactado por algo que proibi ou traz problemas para exercer a sua atividade. Desde de abril de 2015, a habilitação e concessão do Seguro Defeso cabem a INSS, o valor do benefício é de um salário mínimo vigente, e sua duração é enquanto durar o período de defeso, podendo receber por até 5 anos.

O órgão responsável por determinar esse período é o Ibama, e consideram o risco a pesca e características de reprodução de cada espécie.

A legislação referente ao Seguro Defeso é o Decreto nº 8.424, de 31 de março de 2015, que trata do conjunto de regras do Seguro Defeso e seus impactos aos benefícios do Programa Bolsa Família (PBF), que regulamenta a Lei nº 10.779, de 25 de novembro de 2003.

Liberação o benéficio.

Os pescadores da região afetada pelo óleo, estão liberados, graças ao decreto do presidente em exercício Davi Alcolumbre, O  Decreto 10.080/2019 autoriza a concessão do benefício excepcionalmente, quando houver “grave contaminação por agentes químicos, físicos e biológicos” para áreas e grupos específicos.

O decreto foi publicado sexta-feira 25 de Outubro), no Diário Oficial da União. Segundo o decreto, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) poderá prolongar o período de defeso por até dois meses, conforme estabelece a Lei nº 7.998/1990 (§ 5º do art. 4º).

Na quarta feira dia 23 de Outubro, o Mapa anunciou o pagamento de uma parcela do seguro-defeso em novembro para cerca de 60 mil pescadores artesanais afetados pelo vazamento de óleo no litoral do Nordeste. O governo federal vai destinar R$ 59,9 milhões para o pagamento do benefício aos pescadores da área marinha.

Terão direito ao benefício os pescadores artesanais que receberam seguro-defeso neste ano e trabalham nas áreas atingidas pelo óleo, conforme mapeamento do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Durante o período de reprodução das espécies, em que os pescadores não podem trabalhar, é pago um salário mínimo por mês de defeso. O seguro defeso varia de três a cinco meses por ano, dependendo da área de pesca e da espécie. O pagamento é feito pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Nós da Montenegro Morales estamos a disposição para tirar qualquer dúvida em relação ao assunto, saiba mais no nosso artigo por que procurar por um advogado especialista em direito previdenciário para cuidar da sua aposentadoria.

Deixe um comentário