Uncategorized

Dicas para se aposentar em 2020

A reforma da previdência foi realizada em 2019, e diversas mudanças ocorreram, e mudar era importante para a continuidade da Previdência Social, entretanto, aqueles que tinham expectativas de se aposentar logo, podem ter algumas surpresas, por isso separamos dicas para se aposentar em 2020.

Quem está pensando em pedir a aposentadoria do INSS em 2020, em tempos de pandemia, tem que conhecer as mudanças estabelecidas na reforma da Previdência, pois, ainda que tenha sido firmado a idade mínima de 62 anos para mulher, e idade mínima de 65 anos para homens, aqueles que estão próximos de se aposentar vão ser beneficiados pelas regras de Transição.

Atendimento Remoto até dia 10 de Julho

Para aqueles que já se enquadram na regra e desejam dar entrada no pedido da aposentadoria, deverão se atentar ao fato das agências do INSS estarem fechadas, isso é devido a crise na saúde e seus desdobramentos, a reabertura será gradual priorizando serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigências, justificação administrativa e reabilitação profissional. 

E para esses serviços citados como imediatos no retorno das atividades, deve ser feito o agendamento pelo telefone 135 ou pelo portal MEU INSS (Site e Aplicativo IOS ou ANDROID).

Dicas para se aposentar em 2020

O que são Regras de transição e quais são as dicas para se aposentar em 2020

As regras de transição servem para que haja equilíbrio na mudança de regras para se aposentar ou para pedir os seus benefícios previdenciários, pois há a preocupação de não impactar diretamente aqueles que estão próximos de cumprir as exigências da regra anterior.

Regras de Transição simplificada

Idade mínima

Mulher: 56 anos e seis meses de idade e tempo mínimo de contribuição de 30 anos Homem: 61 anos e seis meses de idade e tempo mínimo de contribuição de 35 anos.

Sistema de pontos

Mulher: a soma da idade com o tempo de contribuição deve ser de 87 pontos. É preciso ter ao menos 30 anos de contribuição Homem: a soma da idade com o tempo de contribuição deve ser de 97 pontos. É preciso ter ao menos 35 anos de contribuição.

Pedágio de 50%

Mulher: se contribuiu por pelo menos 28 anos quando a reforma entrou em vigor, pode cumprir um pedágio de 50% do tempo que falta para chegar aos 30 anos de contribuição. Não há idade mínima.

Homem: se contribuiu por pelo menos 33 anos quando a reforma entrou em vigor, pode cumprir um pedágio de 50% do tempo que falta para chegar aos 35 anos de contribuição. Não há idade mínima.

Pedágio de 100%

Mulher: poderá se aposentar a partir dos 57 anos, mas precisa cumprir um pedágio de 100% do tempo que falta para chegar aos 30 anos de contribuição na data em que a reforma entrou em vigor.

Homem: poderá se aposentar a partir dos 60 anos, mas precisa cumprir um pedágio de 100% do tempo que falta para chegar aos 35 anos de contribuição na data em que a reforma entrou em vigor.

Transição da aposentadoria por idade

Mulher: 60 anos e seis meses e tempo mínimo de contribuição de 15 anos Homem: não há transição. É necessário cumprir 65 anos de idade e 15 anos de contribuição.

Vamos as dicas para se aposentar em 2020

Na aposentadoria que estabelece uma idade mínima, por exemplo, no final de 2019, a mulher precisava ter 56 anos de idade e 30 anos de contribuição, e o homem 61 anos de idade e 35 anos de contribuição. A partir deste ano, a idade mínima passa a ser de 56 anos e seis meses para mulheres e 61 anos e seis meses para homens.

Pelo sistema de pontos também há mudanças. Antes, a exigência era que a soma da idade com o tempo de contribuição fosse de 86 pontos para mulheres e 96 pontos para os homens. Em 2020, essa pontuação aumenta para 87 e 97, respectivamente

Para quem está planejando se aposentar por idade, a mudança é só para mulheres, que terão que completar 60 anos e seis meses em 2020. Quem faz aniversário no segundo semestre, precisa esperar mais. Se uma segurada completa 60 anos em julho de 2020, por exemplo ela só teria 60 anos e seis meses em janeiro de 2021. Porém, nessa data, a idade mínima aumentará para 61 anos. Ou seja, ela terá que esperar o aniversário para ter direito à aposentadoria nessa categoria

Se tinha atingido os requisitos de uma das regras de transição no ano passado, há direito adquirido, e é possível se aposentar pelas normas antigas, saiba mais sobre as regras anteriores no artigo Principais tipos de Aposentadoria.

A última das dicas para se aposentar em 2020

Para toda decisão tomada é importante contar com um advogado especialista em previdência social, pois um profissional capacitado vai orientar se aquele momento é o melhor para se aposentar, ou pode orientar que adotar uma nova estratégia que envolve esperar pode resultar num benefício melhor.

Deseja realizar uma consultoria gratuita para saber sobre o status da sua aposentadoria? CLIQUE AQUI para falar com um advogado especialista.

E se o assunto for sobre revisão da vida toda realize o CADASTRO AQUI e descubra se você possui direito ao benefício. 

Para mais informações entre em contato com a Montenegro Morales por e-mail atendimento@montenegromorales.com.br, WhatsApp 11 98193-8025 ou telefone 11 3361-7401.

Deixe um comentário