Benefícios

O QUE É O BPC E LOAS ?

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é o direito a receber um auxílio de renda mensal, para promover o sustento com as condições mínimas de dignidade, são concedidos a pessoas idosas, ou pessoas com deficiência desde que comprovada à situação de baixa renda.

Deseja falar com um advogado especialista CLIQUE AQUI.

O que é o LOAS?

O LOAS é a Lei Orgânica da Assistência Social, e essa lei que sustenta o pagamento BPC, pago pelo Governo Federal e mantido pelo INSS, que é o órgão responsável pelo controle dos pagamentos e análise dos critérios de enquadramento.

BPC

Qual o valor recebido do BPC?

O valor mensal é de um salário mínimo por mês hoje em R$ 1045,00, e a partir deste ano inclui o valor de 13º salário, em síntese, esse benefício é pago a pessoas que se encontram em situação de dificuldade econômica.

Quais são os critérios do BPC?

Para ser elegível ao BPC, o candidato não pode ser capaz de se sustentar mensalmente, ainda que com ajuda de terceiros, traduzindo é a condição de miserabilidade social, outros critérios são:

– Idade de 65 anos ou mais, ou pessoa com deficiência.

– Renda família de 25% do salário mínimo ( um quarto) para cada membro que reside com o candidato.

– Constatada a baixa renda social do candidato, que é avaliada de forma social  e residencial por um assistente social enviado pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) da sua região.

– Estar inscrito no Cadastro único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Comprovação de deficiência para BPC

A comprovação dos requisitos é bem simples, exceto para o caso de deficiência, onde é preciso que a situação o deixe em condições desiguais em relação aos demais cidadãos.

Vamos imaginar alguém cego, essa pessoa está em condição desigual com os demais, agora vamos imaginar alguém que sofreu um acidente e perdeu um dedo da mão, já que a perca desse membro não o impede de trabalhar e gerar sua renda, o mesmo não será elegível.

Outro detalhe importante é que pra comprovação o beneficiário não pode estar recebendo outro auxílio do INSS.

Comprovação de 25% de renda para BPC

A condição de vulnerabilidade é sempre discutível, pois sabemos hoje que com 25% do salário mínimo, por pessoa, dificilmente terá os seus 30 dias com condições dignas, como aponta a base do BPC, por esse motivo, há muitos juízes que entendem que há situação de miserabilidade mesmo para aqueles que têm a renda acima dos 25%, por isso fique atento, e se for necessário entre com ação para garantir o seu direito.

Perícia Socioeconômica do CRAS

O CRAS da região será acionado e um assistente social vai ir até a casa do beneficiário, realizar uma perícia socioeconômica, e as analises vão ocorrer dentro dos tópicos seguintes:

– Renda familiar;

– Despesas mensais familiares;

– Situação do imóvel em relação a conservação

– Se recebe ajuda econômica de algum terceiro.

E com isso basta apenas realizar o cadastro CadÚnico é bastante simples de ser preenchido, bastando que você esteja inscrito e tenha o seu cadastro atualizado no CadÚnico.

Vale dizer que em tempos de pandemia, esse requisito está suspenso para ter acesso ao benefício.

Deseja realizar uma consultoria gratuita para saber sobre os seus direitos? CLIQUE AQUI.

E se o assunto for sobre revisão da vida toda realize o CADASTRO AQUI e descubra se você possui direito ao benefício. 

Para mais informações entre em contato com a Montenegro Morales 

e-mail: atendimento@montenegromorales.com.br,

WhatsApp 11 98193-8025 ou telefone 11 3361-7401.

Deixe um comentário