Aposentadoria Especial, aposentadoria por invalidez, Benefícios

Vantagens da Aposentadoria em relação ao BPC

A aposentadoria tem diversas vantagens em relação ao BPC, o segurado tende a viver muito melhor ao optar pelo caminho da aposentadoria, muitas vezes exigira algum sacrifício, mas com certeza será recompensado, nesse artigo vamos listar as vantagens, e tratar sobre como pode ser feito a conversão de BPC para Aposentadoria.

Vantagens da Aposentadoria – Renda Mensal

O primeiro motivo é simples, a renda mensal pode ser superior a um salário mínimo, já o segurado que recebe o BPC tem esse valor como teto para receber.

Vantagens da Aposentadoria – Acumulação de benefícios

O segundo motivo é extremamente importante, pois a aposentadoria permite acumular com outros benefícios, em caso de pensão por morte, o aposentado receberá ambos os salários, já o BPC não poderá receber qualquer outro benefício, pois nesse caso entende-se que existe uma renda e torna-se inelegível.

Vantagens da Aposentadoria – Pensão para os dependentes

O terceiro motivo está relacionado ao segundo, pois o aposentado quando vier a falecer deixará a pensão por morte aos seus dependentes no futuro, o assegurado pelo BPC quando falece imediatamente tem o seu benefício cancelado.

Vantagens da Aposentadoria – Mudança de renda famíliar

O quarto motivo é que o BPC que está vinculado à situação de miserabilidade, sofre sua suspensão se a renda da família for reavaliada fora dos critérios, já no caso de aposentadoria, indefere a mudança da situação econômica da família.

Vantagens da Aposentadoria – Perícias periódicas

O quinto motivo são as perícias periódicas em casos de acidentes que ao constatar a recuperação também suspende o benefício do BPC, enquanto um aposentado não terá esse tipo de dor de cabeça.

Vantagens da Aposentadoria – Comprovação de miserabilidade

O sexto motivo é a constante comprovação de que é necessário receber o BPC, sempre com o risco de perder sua principal renda para a manutenção das suas contas básicas, enquanto o aposentado tem seu direito assegurado para receber sua renda mensalmente.

Vantagens Aposentadoria

Como converter BPC para Aposentadoria?

Quando a pessoa com deficiência e preenche os requisitos para ser aposentado, basicamente o requisito é que a deficiência impeça de realizar atividade laboral, de tal forma que ainda que seja remanejado para outra atividade não seja possível realiza-la, dessa forma o beneficiário ira preencher o requerimento de Aposentadoria por Invalidez e passar pelo processo que envolve a perícia médica, é importante lembrar que, se for aprovado a Aposentadoria, automaticamente perde-se o BPC.

Além disso, você deve ver se possui a carência mínima para a aposentadoria ou se entra em algum dos casos que não é necessário fazer a comprovação desse tempo, e também é importante estar na qualidade  de segurado, ou estar dentro do período de graça quando fizer o requerimento.

Outro destaque que pode causar confusão é que o BPC é um benefício assistencial, o que quer dizer que a permanência nessa condição resulta na perca da condição de segurado, o que pode interferir no pedido de aposentadoria.

É fundamental  contar com um advogado especialista em previdência social, pois um profissional capacitado vai orientar o que fazer e como fazer para ter seu direito assegurado.

Deseja realizar uma consultoria gratuita para saber sobre os seus direitos? CLIQUE AQUI.

E se o assunto for sobre revisão da vida toda realize o CADASTRO AQUI e descubra se você possui direito ao benefício. 

Para mais informações entre em contato com a Montenegro Morales 

e-mail: atendimento@montenegromorales.com.br,

WhatsApp 11 98193-8025 ou telefone 11 3361-7401.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.