Assessoria, Notícia

A Revisão do FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito garantido pela Constituição Federal, que tem como objetivo proteger o trabalhador em caso de demissão sem justa causa, mediante o depósito mensal de uma quantia em sua conta vinculada. Recentemente, tem havido discussões sobre a revisão do FGTS, principalmente no que diz respeito à sua correção monetária.

Atualmente, a correção do FGTS é feita pela Taxa Referencial (TR), que não tem acompanhado a inflação e tem gerado perdas aos trabalhadores. Dessa forma, algumas ações judiciais têm buscado a correção do FGTS pela inflação ou por outros índices que reflitam melhor a realidade econômica do país.

Em 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a correção do FGTS pela TR é inconstitucional, abrindo caminho para que os trabalhadores busquem a correção monetária pela inflação. Entretanto, ainda não há uma definição sobre qual índice será utilizado para a correção do FGTS, o que pode gerar novas discussões e disputas judiciais.

É importante ressaltar que a revisão do FGTS não se trata de um aumento do saldo da conta do trabalhador, mas sim de uma correção monetária para garantir que o valor depositado mantenha seu poder de compra ao longo do tempo. Por isso, é importante que os trabalhadores fiquem atentos a seus direitos e busquem orientação jurídica caso desejem buscar a correção do FGTS.

Nosso contato pelo WhatsApp – (11) 98193-8025

Podemos lhe ajudar com essa revisão.

Montenegro Morales Advocacia

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s