Aposentadoria Especial, Aposentadoria por idade, Aposentadoria por tempo de contribuição

Extratos Previdenciários

Os extratos mais usuais, mais importantes a todo cidadão trabalhador e contribuinte da previdência social são dois, o Extrato de pagamento de beneficio e o Extrato de vínculos e contribuições (CNIS).

Vou explicar o que são esses extratos e como consulta-los;

Extrato de pagamento de benefício

O que é?

O Extrato de Pagamento é um documento que comprova a renda dos beneficiários da Previdência Social, apresentando de forma detalhada os valores pagos no mês corrente.

Como pedir?

Solicite na rede bancária

Os bancos disponibilizam este serviço nos terminais de autoatendimento, bastando utilizar o cartão e a senha que você já utiliza para receber o seu benefício. Este é um documento oficial, válido para todas as finalidades.

Sempre que precisar do extrato, procure um dos terminais ou agência de atendimento do seu banco.

Emita pela Internet

O extrato de pagamento pode ser emitido na hora pela Internet, bastando informar os dados do beneficiário. Para quem já possui senha do INSS cadastrada, é obrigatório informá-la.

 

Extrato de Vínculos e Contribuições

O que é?

O extrato de vínculos e contribuições, permite visualizar todos os vínculos que constam no cadastro individual de cada cidadão. As informações são coletadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que por sua vez, coleta informações de diversas bases de dados governamentais.

Neste extrato é possível visualizar informações como nome do empregador, data de admissão, data de demissão, valores de remuneração informados por estes empregadores e contribuições na condição de contribuinte individual ou prestador de serviço.

Como consultar?

Banco do Brasil

O correntista do Banco do Brasil poderá consultar estas informações através da opção de extrato “Previdência Social” nos terminais de auto-atendimento ou pelo portal do Banco Brasil na internet. Em caso de dúvidas, consulte o seu gerente de relacionamento diretamente no Banco do Brasil.

Caixa Econômica Federal

O correntista da Caixa Econômica Federal poderá consultar estas informações através da opção “Extrato Previdenciário” nos terminais de auto-atendimento ou pelo portal da Caixa na internet. Em caso de dúvidas, consulte o seu gerente de relacionamento diretamente na Caixa Econômica Federal.

Portal da Previdência Social

Qualquer cidadão poderá consultar o seu extrato de vínculos e contribuições, desde que já tenha feito o cadastramento de sua senha de acesso. Saiba mais no campo assuntos relacionados

Agências do INSS

O extrato de vínculos e contribuições também poderá ser solicitado nas agências da Previdência Social.

Para tanto, basta se apresentar pessoalmente em uma das agências de atendimento munido de documento de identificação e número do CPF.

Conheça o modelo de Extrato Previdenciário que sai impresso nos terminais de autoatendimento do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

 

Assuntos relacionados

 

Fonte: Site da Previdência Social

Deixe um comentário